PROFESSORA CLECIMARA VIANNA
ORIENTADORA NILZA FLORES

O que é? A educação para pessoas portadoras de necessidades especiais é entendida não só na dimensão educativa, mas também, como fator de desenvolvimento e participação sócio cultural. O programa de estimulação essencial é uma forma de propor experiências que favoreçam a criança com dificuldades no seu desenvolvimento visual. No caso da visão subnormal, que construam formas de ampliar seu campo visual, e, no caso dos cegos, que construam referências e estimulem seus esquemas motores para um desenvolvimento dentro do maior índice de normalidade possível.


Objetivo geral:

  • Identificar as dificuldades das crianças, procurando ajudá-las a buscar o máximo de suas potencialidades, a partir do trabalho de estimulação lúdica.
  • Ajudar a criança a usar o resíduo visual existente, resgatando todas as potencialidades perceptivas.
  • Possibilitando assim, estímulos para que haja um melhor desenvolvimento global.
  • Orientar a família e a criança para frequentar a escola e colaborar para que ela tenha um desenvolvimento adequado com a sua idade.


Objetivos específicos:

  • Traçar o perfil das crianças antes e depois das intervenções.
  • Proporcionar estímulos ao seu desenvolvimento global.
  • Estimular o uso da visão e o aproveitamento ao máximo da sua visão residual.
  • Desenvolver métodos e técnicas que auxiliem a autonomia da criança.
  • Facilitar o seu desempenho e integração no meio sócio-familiar, fortalecendo a sua auto-estima. 
  • Motivar e orientar os pais, como principais agentes estimuladores da criança em seu ambiente (atendimento e orientação as famílias).
  • Criar condições para que possibilite o desenvolvimento e aquisições de hábitos básicos de independência e cuidados (vestir-se, comer, usar o banheiro).
  • Promover condições para que ocorra o desenvolvimento integral da criança (biológico, psicológico, sócio-cultural).


Metodologia: A metodologia utilizada reuniu as proposta fundamentais de Piaget e Vigotaki, além da contribuição de outros autores. Caracteriza-se pelo sócio-interacionismo, onde sujeito e objeto interagem o tempo todo, concomitantemente com as situações sociais vivenciadas.


Tipo de atendimento: De forma individual, com agendamento ou em grupos de acordo com as necessidades das crianças; de 45 a 50 minutos.

Público alvo: Crianças com idades a partir de zero anos, desde que comprovadas as suas necessidades, no período relativo a educação infantil.




Popular Post

Blogger templates

"Estamos no início da nossa caminhada, temos muito que trabalhar em beneficio dos deficientes visuais de Santa Maria e região"
Rua Manuel Ribas, 1924 A
Vila Belga
Cep.: 97010-300 Santa Maria- RS.
Segunda a Sexta feira, 08 hs as 12:00 hrs.
14:00 hs as 17:30 hs
acdvsm@yahoo.com.br

A.C.D.V.

Associação de Cegos e Deficientes Visuais de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Quem somos?

Minha foto
SM, RS, Brazil
"Somos uma associação sem fins lucrativos preocupada em promover a acessibilidade o Deficiente Visual, oferecendo-lhe condições para qualificação educacional e profissional, procurando inserí-lo no mercado de trabalho"

About

A Associação dos Cegos e Deficientes Visuais (A.C.D.V.) foi fundada em nove de maio de 2003 na cidade de Santa Maria-RS. É uma entidade sem fins lucrativos, integrando e atendendo as pessoas deficientes da visão, e criando um impacto positivo na região e comunidade. A quem atende? Atende pessoas com deficiência visual, cegas e com baixa visão de natureza congênita ou adquirida. Bebês prematuros, de baixo peso e que tem risco de problemas visuais. Crianças e adultos cegos ou em risco de perda de visão. O que a ACDV oferece? Estimulação e reeducação visual, fisioterapia, apoio escolar, artesanato, escrita Braille, atividades da vida diária, grupos de atendimento psicológico e oportunidade de participar de cursos de informática com os programas Dox Vox e Virtual Vision. Qual o horário de atendimento? De segunda a sexta-feira das 14h as 17h30min. Endereço: Rua Manuel Ribas, 1924-A. Vila Belga Santa Maria RS-Brasil Fone: (55) 55 3307-8804

Pesquisar este blog